Cirurgia da Coluna Vertebral

DR. LEONARDO STUMM

Artrose Facetária ou Artrose da Coluna

O que é a artrose facetária ou artrose da coluna?

A coluna vertebral é composta de vértebras que se articulam entre si formando as articulações facetárias. Assim, estas articulações permitem o movimento do nosso tronco, sendo o desgaste ou artrose destas articulações da coluna chamado de artrose facetária. Também é descrito como hipertrofia facetária pois os ossos destas articulações acabam se tornando maiores que o habitual pelo atrito excessivo.

Como as articulações facetárias estão presentes em toda a extensão da coluna vertebral, desde a região cervical até a lombar, a artrose facetária pode ocorrer em todos estes locais. Entretanto, os locais mais acometidos são a coluna lombar inferior (articulações entre as vértebras L4, L5 e S1) e a cervical inferior (articulações entre as vértebras C5, C6 e C7). Sua ocorrência é mais comum com o aumento da idade do indivíduo.

Quais os sintomas da artrose ou hipertrofia facetária?

Os sintomas dependem do grau de evolução da artrose, da região de acometimento e se o excesso de tecido ósseo (hipertrofia) está gerando alguma compressão neurológica (nervos ou medula). Desta forma, a apresentação clínica é ampla e eles podem ser desde assintomáticos a até mesmo causar os seguintes sintomas:

A lesão óssea e da cartilagem articular geram dor com a movimentação acarretando:

  • Cervicalgia
  • Lombalgia
  • Limitação e dor com os movimentos da coluna (extensão, flexão e rotação)

O crescimento ósseo devido à artrose configura a hipertrofia óssea que pode gerar compressão na região interna do canal vertebral ou nos forames (ductos por onde saem os nervos da coluna). Acarretam nestas condições:

  • Dor ciática
  • Dor cervical irradiando para braços e mãos (cervicobraquialgia)
  • Mielopatia

 

Quais as causas da artrose facetária?

Os processos de sobrecarga e desequilíbrio da coluna são os principais causadores da artrose facetária ou hipertrofia facetária. Também é fundamental mencionar o componente genético. Podemos citar:

  • Sobrepeso e obesidade
  • Postura inadequada
  • Sobrecarga da coluna em esportes ou no trabalho
  • Progressão da escoliose
  • Sequelas de fratura vertebrais por trauma ou osteoporose
  • Fraqueza da musculatura do tronco – CORE
  • Idade
  • Alterações reumatológicas

 

Como é realizado o seu diagnóstico?

O diagnóstico da artrose facetária é realizado principalmente pela tomografia computadorizada e pela ressonância magnética da coluna lombar. A tomografia nos mostra o quanto de crescimento ósseo excessivo (hipertrofia) existe. Por outro lado, a ressonância é o melhor exame para avaliarmos a compressão dos nervos e da medula.

Qual o tratamento da artrose facetária ou hipertrofia facetária?

Os pacientes com dor, porém sem déficits neurológicos (perda de força e sensibilidade), devem começar o tratamento clínico. Inicialmente, o tratamento consiste em medicações como anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares, fisioterapia específica, controle do peso, educação postural e evitar esforços excessivos.

Os casos com falha do tratamento clínico podem ser submetidos à infiltração lombar e rizotomia (cauterização dos nervos sensitivos da coluna).

Já os pacientes que apresentam lesão das estruturas neurológicas (nervos e medula) se beneficiam de procedimentos cirúrgicos para a retirada do excesso ósseo (procedimento descompressivo).

As técnicas modernas atuais possibilitam cirurgias mais rápidas e menos invasivas. As mais utilizadas são a cirúrgica endoscópica da coluna vertebral e as artrodeses da coluna lombar e cervical.

 

FAQ

1.O que é a artrose facetária na coluna?

É o desgaste das articulações da coluna, chamadas de articulações facetarias.

2.Como tratar a artrose facetária?

As principais formas de tratamento são com o fortalecimento da coluna, alongamentos, fisioterapia, melhora postural e perda de peso. Podem ser utilizados analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares. Casos refratários poder ser submetidos à infiltração e rizotomias da coluna. Em último caso, são indicadas cirurgias.

3.Quais os sintomas da artrose na coluna?

O principal sintoma da artrose da coluna é a dor lombar ou cervical, a depender do local acometido. A dor piora com movimentos de flexão, extensão e rotação da coluna. Caso haja compressão neurológica, a dor pode se irradiar para os braços e pernas.

4.Como tratar a artrite facetária?

A artrite facetária se refere à inflamação das articulações da coluna. São tratadas com anti-inflamatórios, fisioterapia e mudança de hábitos diários. A infiltração lombar é uma ótima opção terapêutica em casos refratários. Cirurgias são indicadas em casos de exceção.

5.O que é a hipertrofia de facetas ou facetária?

A hipertrofia das facetas articulares se refere à artrose das articulações da coluna gerando aumento do osso articular da coluna.

 

Fonte:
Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (https://sbot.org.br)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
AO SPINE (aospine.aofoundation.org)
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)

Dr. Leonardo Stumm

CRM/RS: 35867 - CRM/SP: 245837 | RQE/RS: 30518 | SBOT: 14305

• Formação em Medicina na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

​• Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no HSVP – Hospital São Vicente de Paulo e no HO – Hospital Ortopédico em Passo Fundo – RS.

• Fellowship em Cirurgia da Coluna no HO – Hospital Ortopédico de Passo Fundo – RS.

• Membro da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

• Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela AMB – Associação Médica Brasileira e pelo CREMERS – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul.

• Membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coluna.

• Membro da AOSpine e NASS – North American Spine Society.

Saiba mais sobre minhas áreas de atuação

Ortopedia Clínica e Cirurgia da Coluna Vertebral

A área da ortopedia e traumatologia focada na coluna vertebral tem como finalidade tratar as doenças dos componentes ósseos, ligamentares, musculares e discais desta estrutura tão importante para o funcionamento adequado do nosso corpo.

Por meio de técnicas clínicas ou cirúrgicas, avaliando a necessidade de cada paciente, pode-se optar pelo tratamento mais adequado em cada caso, informando ao paciente sobre seu diagnóstico, prognóstico da sua doença, opções de tratamento possíveis e decidindo em conjunto qual a melhor técnica para trazer alívio e conforto para seus sintomas.

Atendimento humanizado e personalizado

Ambiente confortável e acolhedor

Estrutura moderna e com ótima localização

Nossa estrutura

em Santa Cruz - RS

Rua Fernando Abott, 270 – Sala 501 – Centro
Santa Cruz do Sul – RS

Faça uma visita, venha conhecer nosso consultório e agende seu atendimento.

em São Paulo - SP

Atria Medical Center – Av. Brig. Faria Lima, 3900 – 7º andar – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-132 (esquina com Av.Juscelino Kubitschek)

Faça uma visita, venha conhecer nosso consultório e agende seu atendimento.

Agende sua consulta