O que é a artrodese lombar?
A artrodese lombar é um procedimento cirúrgico realizado para se obter a fusão (adesão rígida) entre duas ou mais vértebras. São indicadas principalmente para assegurar a estabilidade da coluna lombar durante procedimentos cirúrgicos amplos, no tratamento de fraturas vertebrais, e também, em casos de deformidades como escoliose e hipercifose.
Quais são os tipos de artrodese lombar disponíveis?
Existem diversas técnicas para se obter a artrodese lombar, que podem ser divididas, de modo geral, em dois grupos. A técnica mais frequentemente empregada é a chamada artrodese póstero lateral, na qual é realizada uma incisão posterior na região lombar e utilizados dispositivos metálicos para se obter a estabilidade vertebral. Outra possibilidade, é a artrodese intersomática, na qual é inserido um dispositivo metálico entre as vértebras que substitui o disco intervertebral, podendo ser realizada através de uma incisão abdominal (via anterior) ou lombar (via posterior).
Quais são as suas vantagens e desvantagens?
Com a modernização da cirurgia de coluna, a artrodese lombar é uma técnica cada vez menos utilizada, embora ainda seja uma opção terapêutica fundamental em determinados casos.
Comparativamente com outras técnicas, a artrodese demanda um tempo cirúrgico mais longo acarreta um aumento discreto no risco de sangramento e infecção pós operatória. Além disso, por promover a fusão (rigidez) de um segmento da coluna vertebral, acaba por sobrecarregar as vértebras e discos adjacentes, o que pode acelerar o processo de degeneração da coluna. Por outro lado, em determinados casos de fraturas, deformidades vertebrais, listeses (escorregamento vertebral) e condições de instabilidade é a única técnica capaz de assegurar o equilíbrio e o alinhamento da coluna. O desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas e a modernização dos instrumentais cirúrgicos diminuíram muito os riscos previamente mencionados, tornando esse procedimento bastante seguro na atualidade.
FAQ
1.O que é uma artrodese de coluna?
A artrodese de coluna é um tipo de cirurgia que tem como objetivo deixar os níveis operados fundidos, isto é, promover uma estabilidade rígida entre as vértebras abordadas. Esta técnica é utilizada em casos de instabilidade da coluna, ou seja, quanto a coluna por si só não é capaz de se manter na posição normal adequadamente.
2.Como é feita a artrodese lombar?
A artrodese lombar é feita através de colocação de parafusos (“pinos”) na parte posterior da vértebra e/ou por meio de colocação de dispositivos de metal/polímeros no local do disco intervertebral.
3.Quanto tempo demora a cirurgia de artrodese da coluna lombar?
O tempo de cirurgia de artrodese lombar varia de caso a caso, a depender da complexidade e do número de vértebras a serem operadas. Na maioria dos casos, o tempo de cirurgia varia entre 2 e 3 horas.
4.Quais os riscos da artrodese lombar?
Na maioria dos casos, os riscos da artrodese lombar são baixos, menor do que 5%. Eles incluem infecção e complicações anestésicas. Alterações neurológicas e falha na consolidação da cirurgia são raros.
Para saber mais sobre o procedimento, assista este vídeo:
Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
UpToDate (https://www.uptodate.com)