A rizotomia facetária por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo utilizado para o tratamento da dor na coluna vertebral com origem nas facetas articulares (dor facetária).
Está indicado para pacientes que não apresentaram melhora com o tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, RPG, Pilates, etc.) e que apresentaram resposta positiva ao bloqueio
diagnóstico (alívio da dor após a injeção de anestésico local ou anestésico local + corticosteróide nas articulações facetárias ou nos nervos que inervam as articulações facetárias).
A rizotomia corresponde à lesão térmica do ramo medial (nervo) em cada faceta articular, reduzindo a percepção da dor originada nestas articulações, com consequente alívio do quadro doloroso.
O tempo de duração do alívio da dor é variável, podendo ser de apensas algumas semanas até vários anos. Entretanto, o tempo médio de melhora é de 6 meses a 1 ano. Havendo boa resposta de alívio da dor após o procedimento, com melhora da qualidade de vida do paciente por longo período, caso a dor retorne com grande intensidade o procedimento pode ser repetido.
Como é realizado este procedimento?
Está é uma técnica percutânea de tratamento da dor (tratamento intervencionista da dor), não havendo necessidade d e corte na pele. É realizada em centro cirúrgico que dispõe de aparelho
intensificador de imagens, radioscopia ou fluoroscopia (faz raio x contínuo durante o procedimento para verificação do correto posicionamento das agulhas).
O paciente permanece acordado durante o procedimento, que é realizado sob anestesia local (pele) e uma sedação leve (venosa). O médico conversa com o paciente durante o procedimento, passando orientações e recebendo informações do paciente. Sob orientação radioscópica (raio x contínuo) são inseridas agulhas pela pele e direcionadas aos ramos nervosos que inervam as articulações facetárias (ramos médios) em cada uma das vértebras. Pelo interior destas agulhas são inseridos eletrodos que se conectam a um aparelho gerador de radiofrequência. Após realização de estimulação sensitiva e motora, confirmando se o adequado posicionamento de cada um dos eletrodos, é realizada a lesão térmica por radiofrequência destes diminutos ramos nervosos. A temperatura e o tempo de lesão são cuidadosamente controlados, evitando se a lesão de outras estruturas.
Após a realização da lesão em cada um destes nervos as agulhas são retiradas e encerra-se o procedimento. O tempo de duração do procedimento é de cerca de 45 a 60min. O paciente, normalmente, recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, não necessitando de internação. É importante ressaltar que os nervos lesados não têm função motora, não havendo perda de força nos braços ou nas pernas em decorrência deste procedimento.
Para saber mais sobre a técnica, assista este vídeo:
Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
UpToDate (https://www.uptodate.com)