Cirurgia da Coluna Vertebral

DR. LEONARDO STUMM

Rizotomia Facetária

A rizotomia facetária por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo utilizado para o tratamento da dor na coluna vertebral com origem nas facetas articulares (dor facetária).
Está indicado para pacientes que não apresentaram melhora com o tratamento conservador (medicamentos, fisioterapia, RPG, Pilates, etc.) e que apresentaram resposta positiva ao bloqueio
diagnóstico (alívio da dor após a injeção de anestésico local ou anestésico local + corticosteróide nas articulações facetárias ou nos nervos que inervam as articulações facetárias).
A rizotomia corresponde à lesão térmica do ramo medial (nervo) em cada faceta articular, reduzindo a percepção da dor originada nestas articulações, com consequente alívio do quadro doloroso.
O tempo de duração do alívio da dor é variável, podendo ser de apensas algumas semanas até vários anos. Entretanto, o tempo médio de melhora é de 6 meses a 1 ano. Havendo boa resposta de alívio da dor após o procedimento, com melhora da qualidade de vida do paciente por longo período, caso a dor retorne com grande intensidade o procedimento pode ser repetido.

Como é realizado este procedimento?

Está é uma técnica percutânea de tratamento da dor (tratamento intervencionista da dor), não havendo necessidade d e corte na pele. É realizada em centro cirúrgico que dispõe de aparelho
intensificador de imagens, radioscopia ou fluoroscopia (faz raio x contínuo durante o procedimento para verificação do correto posicionamento das agulhas).

O paciente permanece acordado durante o procedimento, que é realizado sob anestesia local (pele) e uma sedação leve (venosa). O médico conversa com o paciente durante o procedimento, passando orientações e recebendo informações do paciente. Sob orientação radioscópica (raio x contínuo) são inseridas agulhas pela pele e direcionadas aos ramos nervosos que inervam as articulações facetárias (ramos médios) em cada uma das vértebras. Pelo interior destas agulhas são inseridos eletrodos que se conectam a um aparelho gerador de radiofrequência. Após realização de estimulação sensitiva e motora, confirmando se o adequado posicionamento de cada um dos eletrodos, é realizada a lesão térmica por radiofrequência destes diminutos ramos nervosos. A temperatura e o tempo de lesão são cuidadosamente controlados, evitando se a lesão de outras estruturas.

Após a realização da lesão em cada um destes nervos as agulhas são retiradas e encerra-se o procedimento. O tempo de duração do procedimento é de cerca de 45 a 60min. O paciente, normalmente, recebe alta hospitalar no mesmo dia do procedimento, não necessitando de internação. É importante ressaltar que os nervos lesados não têm função motora, não havendo perda de força nos braços ou nas pernas em decorrência deste procedimento.

 

Para saber mais sobre a técnica, assista este vídeo:

Fonte:
Mayo Clinic (https://www.mayoclinic.org)
Sociedade Brasileira de Coluna (http://portalsbc.org)
UpToDate (https://www.uptodate.com)

Dr. Leonardo Stumm

CRM/RS: 35867 - CRM/SP: 245837 | RQE/RS: 30518 | SBOT: 14305

• Formação em Medicina na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

​• Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no HSVP – Hospital São Vicente de Paulo e no HO – Hospital Ortopédico em Passo Fundo – RS.

• Fellowship em Cirurgia da Coluna no HO – Hospital Ortopédico de Passo Fundo – RS.

• Membro da SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

• Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela AMB – Associação Médica Brasileira e pelo CREMERS – Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul.

• Membro da SBC – Sociedade Brasileira de Coluna.

• Membro da AOSpine e NASS – North American Spine Society.

Saiba mais sobre minhas áreas de atuação

Ortopedia Clínica e Cirurgia da Coluna Vertebral

A área da ortopedia e traumatologia focada na coluna vertebral tem como finalidade tratar as doenças dos componentes ósseos, ligamentares, musculares e discais desta estrutura tão importante para o funcionamento adequado do nosso corpo.

Por meio de técnicas clínicas ou cirúrgicas, avaliando a necessidade de cada paciente, pode-se optar pelo tratamento mais adequado em cada caso, informando ao paciente sobre seu diagnóstico, prognóstico da sua doença, opções de tratamento possíveis e decidindo em conjunto qual a melhor técnica para trazer alívio e conforto para seus sintomas.

Atendimento humanizado e personalizado

Ambiente confortável e acolhedor

Estrutura moderna e com ótima localização

Nossa estrutura

em Santa Cruz - RS

Rua Fernando Abott, 270 – Sala 501 – Centro
Santa Cruz do Sul – RS

Faça uma visita, venha conhecer nosso consultório e agende seu atendimento.

em São Paulo - SP

Atria Medical Center – Av. Brig. Faria Lima, 3900 – 7º andar – Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-132 (esquina com Av.Juscelino Kubitschek)

Faça uma visita, venha conhecer nosso consultório e agende seu atendimento.

Agende sua consulta